TechTudo: Adolescência vai ter 2ª temporada? Veja 9 dúvidas sobre a série da Netflix

Posted on
Por 

Suellen Machado, para o TechTudo
A série Adolescência estreou na Netflix dia 13 de março e rapidamente se tornou uma das produções mais assistidas na plataforma. Com sua trama envolvente e atuações marcantes, a série deixou algumas dúvidas no público, incluindo se Adolescência é baseada em fatos reais, o que é “Incel”, se série terá uma segunda temporada e outras. Protagonizado pelo estreante Owen Cooper, o drama criminal segue Jamie Miller, um adolescente de 13 anos que é acusado de ter assassinado brutalmente uma colega de escola. O roteiro de Jack Thorne (Enola Holmes) e de Stephen Graham (O Chef), que também atua como pai de Jamie, gerou debates sobre o papel dos pais na vigilância de seus filhos e a cultura Incel.

Pensando em quem ficou com dúvidas após assistir Adolescência, o TechTudo preparou uma lista com informações sobre a 2ª temporada da minissérie britânica e outras perguntas que estão tirando o sono do público que acompanhou a trama. A seguir, confira enredo e curiosidades sobre a produção. Vale lembrar que o texto adiante pode conter spoilers!

1. Sinopse de Adolescência

Adolescência é uma minissérie britânica que conta a história Jamie Miller, um jovem aparentemente comum de 13 anos que se torna o principal suspeito do assassinato brutal de uma garota da sua idade e colega de escola. O crime choca as autoridades e também a família do garoto, que não fazia ideia sobre a vida dupla do filho fora de casa e seus hábitos na internet. A produção funciona como um alerta e uma crítica às famílias que negligenciam a vigilância e o cuidado emocional de seus filhos, que acabam sendo atraídos por movimentos de ódio online.

 

2. A série Adolescência é baseada em uma história real?

Adolescência não é baseada em uma história real, ao menos, não em um crime específico. No entanto, de acordo com o criador da série, Stephen Graham (O Chef), a trama é inspirada em casos reais que ele acompanhava pelo noticiário. Esses casos tinham um fator em comum: todos eram crimes de ódio cometidos por garotos jovens contra meninas. Portanto, o enredo conseguiu retratar uma realidade, apresentando situações que — infelizmente — não são incomuns na vida real.

3. Qual a história por trás do criador da série?

O produtor executivo e co-protagonista da série, Stephen Graham, relata que, durante sua adolescência, sofreu bullying na escola por causa de sua origem miscigenada, já que seu avô paterno era jamaicano. O britânico também comenta que, no início de sua carreira, quase desistiu da atuação quando ficou meses sem conseguir um trabalho depois de filmar This is England (2006).

O passado de Graham também inclui um período de depressão profunda e tentativa de tirar a própria vida quando ele tinha apenas 20 anos. O ator também fala abertamente sobre sua dislexia e como ela dificulta seu processo de aprendizado e criação. No entanto, apesar do caminho difícil Graham conseguiu ser um exemplo de superação.

4. Qual o significado da cena do sanduíche?

No terceiro capítulo da trama, Jamie e a psicóloga, Briony Ariston, aparecem em uma sala de interrogatório onde a especialista oferece uma bebida e um sanduíche ao garoto. Surpreso, ele expressa alegria pelo presente inesperado. No entanto, após receber o lanche, ele decide deixá-lo de lado. A psicóloga insiste e Jamie prova apenas um pedaço, rejeitando a comida novamente em seguida.

De acordo com o jornal O Globo, essa cena, na interpretação feita pela psicanalista Karla Paulina Sánchez Horta, significa que o jovem evitou confrontar diretamente a psicóloga e também tentou demonstrar simpatia por ela. Segundo Karla, isso pode significar uma forma de defesa do garoto e também um jeito de não ferir os sentimentos de outra pessoa.

5. A série terá segunda temporada?

A segunda temporada da série Adolescência ainda não foi confirmada pela Netflix, até o momento. No entanto, o criador da trama, Stephen Graham, revelou, em entrevista ao portal Variety, que não descarta uma continuação do show, confirmando que existe a possibilidade de desenvolver outra história.

 

6. O que é Incel?

A palavra Incel é uma abreviação para o termo em inglês involutary celibacy, que significa celibato involuntário. Mas o termo tem ganhado um significado social mais amplo, sendo usado para representar uma comunidade crescente de homens — e meninos — inseguros e antissociais, que se organizam em fóruns online e plataformas da internet para propagar uma cultura extremista que adota discursos de ódio às mulheres, homofóbicos e racistas.

De acordo com o psiquiatra e professor da USP, Danilo BaltieriIncel ou a cultura incel — como também é chamado — “É um fenômeno social e online, que apareceu, inicialmente, como uma comunidade de apoio para pessoas que se sentiam isoladas e com dificuldades de estabelecer relacionamentos românticos ou mesmo sexuais”, disse o especialista à Revista Crescer. Ele ainda explica que o movimento surgiu de forma positiva, mas se transformou em um grupo radical, formado, em sua maioria, de homens com uma visão extremista que consiste em acreditar que a sociedade privilegia apenas uma minoria de homens considerados atraentes.

Segundo a socióloga e pesquisadora Bruna Camilo, para o portal G1, os novos contornos que termo “incel” ganha são pautados na ideia de que as mulheres são responsáveis por todas as frustrações românticas e sexuais dos homens e devem ser punidas. Sobre o tema, Baltieri também comenta que essas comunidades culpam as mulheres e a sociedade por se sentirem excluídos. “Os incel, frequentemente, culpam essas mulheres e a sociedade moderna pela própria exclusão sexual e romântica, adotando uma visão niilista, repetitiva, conhecida como black pill” diz.

Outros dois termos são utilizados dentro da comunidade Incel: Redpill e BlackPill. O primeiro, faz referência ao filme Matrix, em que a pílula vermelha representa a visão verdadeira e correta sobre o mundo. Em analogia, para os incels, a interpretação correta do mundo é que as mulheres são desprezíveis e opressoras. Já o termo BlackPill, é uma variação mais fanática e violenta de Redpill.

Na trama, a propaganda Incel desempenha um papel crucial sobre as ações criminosas Jamie Miller, um garoto tímido e inseguro, que passa a acreditar que, por causa de sua suposta feiura, jamais conseguiria afeição romântica ou sexual das mulheres. A série deixa claro como o movimento pode influenciar adolescentes a cometer crimes de ódio. Além disso, alerta sobre a importância dos pais conhecerem os ambientes virtuais que os filhos menores de idade acessam.

7. Quantos episódios tem Adolescência?

A trama policial possui apenas quatro episódios, de uma média de 50 a 60 minutos de duração. Confira os detalhes na tabela abaixo:

 

8. Onde assistir à Adolescência dublado?

Adolescência pode ser assistida dublagem em português na Netflix. Além disso, o streaming disponibiliza diversas outras opções de áudio e legenda para a série, sendo possível, inclusive, assistir em português com audiodescrição para quem precisa do recurso de acessibilidade.

9. O que acontece no final?

A cena final de Adolescência apresenta, de forma emocionante, Eddie no quarto do filho. Extremamente abalado, ele chora de tristeza e culpa enquanto segura e beija um ursinho de pelúcia, pedindo desculpas a ele como se fosse para Jamie. Isso ocorre pouco tempo depois dele descobrir que o jovem iria mudar sua versão no depoimento e, finalmente, confessar o assassinato de Katie, aceitando a sua sentença. O criador da série comenta que a intenção da cena era eliminar a hipótese de Eddie ser um homem violento, assim como seu filho se tornou.

 

Publicação Original

 

Atendimento – Consultório

Telefone: 0 XX 11 3120-6896
E-mail: dbaltieri@uol.com.br

Endereço: Avenida Angélica, 2100. Conjunto 13
Condomínio Edifício da Sabedoria
CEP: 01228-200, Consolação – São Paulo

Deixe uma resposta