Os denominadores comuns entre aqueles com Personalidade Narcisista são um senso de direito hiper inflado, sentimentos grandiosos de superioridade ou singularidade, crenças de infalibilidade, desprezo incessante pela verdade, conspiração para tirar vantagem dos outros, sentimento de que regras e leis não se aplicam a eles e, claro, a necessidade de rebaixar os outros, juntamente com a insensibilidade.
Como acontece com muitos transtornos de personalidade, mas especialmente entre os narcisistas, quando eles enfrentam a verdade, quando eles são apontados como criminosos ou mentirosos, ou quando falham de forma pública, eles se tornam instáveis, colocando-nos em algum risco. Podemos esperar algumas reações, tais como:
- Mais mentiras
- Se a evidência for apresentada, eles buscarão invalidá-la
- Auto vitimização
- Sentimentos de vingança
- Auto e/ou hetero agressividade
- À medida que as circunstâncias se tornam mais claras, o narcisista não assumirá qualquer responsabilidade
- As mentiras aumentarão e se repetirão exponencialmente.
Médico psiquiatra. Professor Livre-Docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Assistente da Faculdade de Medicina do ABC, Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da FMABC, Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP) e Coordenador do Ambulatório de Transtornos da Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC (ABSex). Tem experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas e Transtornos da Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento Farmacológico das Dependências Químicas, Alcoolismo, Clínica Forense e Transtornos da Sexualidade.