Sexualidade Transgressional e os Assassinos Sexuais
Adquira Já!
Digital | Capa Comum
Sexualidade Transgressional e os Assassinos Sexuais é uma obra que enfrenta, com coragem e rigor acadêmico, um dos temas mais perturbadores da criminologia e da psiquiatria: os crimes sexuais extremos, incluindo homicídios motivados por impulsos sexuais e a necrofilia. Através de uma abordagem interdisciplinar, que combina criminologia, psicologia, psicanálise, análise discursiva bakhtiniana e ferramentas computacionais modernas, como MATA e MAXQDA-24, este livro desvenda as complexas intersecções entre violência, sexualidade e poder.
Desde as observações pioneiras de Richard von Krafft-Ebing em Psychopathia Sexualis até casos contemporâneos no Brasil entre 2015 e 2025, a obra traça uma linha histórica que revela a persistência de comportamentos transgressores. A análise de figuras como Jack, o Estripador, e incidentes recentes em cemitérios e IMLs brasileiros expõe não apenas as motivações psicológicas dos perpetradores, mas também as falhas estruturais — como a falta de vigilância e a subnotificação — que permitem esses atos. As tipologias de Beech e Schlesinger classificam assassinos sexuais em categorias como sádicos, motivados por raiva e oportunistas, enquanto a análise de dez casos de necrofilia no Brasil destaca padrões regionais e institucionais, oferecendo uma visão única sobre o impacto social e legal desses crimes.
Com uma abordagem ética e sensível, este livro confronta o desconforto inevitável de seus temas, propondo reflexões sobre prevenção, justiça e dignidade. Essencial para profissionais de psicologia, psiquiatria, criminologia, direito e todos aqueles interessados em compreender as profundezas do psiquismo humano e os desafios para enfrentá-las, Sexualidade Transgressional e os Assassinos Sexuais é um convite à reflexão crítica e à ação para um futuro mais seguro e humano.
Adquira Já!
Digital | Capa Comum

Médico psiquiatra. Professor Livre-Docente pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina do ABC durante 26 anos. Coordenador do Programa de Residência Médica em Psiquiatria da FMABC por 20 anos, Pesquisador do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria da FMUSP (GREA-IPQ-HCFMUSP) durante 18 anos e Coordenador do Ambulatório de Transtornos da Sexualidade da Faculdade de Medicina do ABC (ABSex) durante 22 anos. Tem correntemente experiência em Psiquiatria Geral, com ênfase nas áreas de Dependências Químicas e Transtornos da Sexualidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Tratamento Farmacológico das Dependências Químicas, Alcoolismo, Clínica Forense e Transtornos da Sexualidade.

